Tecnologias construtivas ajudam a minimizar ruídos

Tecnologias construtivas ajudam a minimizar ruídos

Chegar em casa e descansar é o desejo da maioria dos brasileiros depois de um dia intenso. Mas para quem mora em prédio o momento de descanso pode ficar ameaçado pelos ruídos da vizinhança. Buzinas, carro de som ou as divertidas brincadeiras infantis podem se tornar barulhos incômodos, especialmente nas construções de baixa qualidade. Problemas que foram alvo da norma ABNT 15575 para promover a melhoria do desempenho acústico de prédios residenciais construídos no Brasil.

Dividindo a casa em cinco sistemas, a ABNT estabelece critérios para viabilizar a segurança e o conforto dos moradores. O guia institucional trata de parâmetros específicos da estrutura, sistemas hidros sanitários, coberturas, pisos e vedações. No que trata sobre a redução de ruídos, o normativo determina que as construções atendam determinados critérios de desempenho acústico. Nesse sentido, propõe adequações para isolação do som aéreo, fachadas e para o ruído emitido por impactos nos pisos e paredes, especialmente a dos quartos. Tudo para evitar o estresse causado pela descarga no apartamento de cima ou na fixação de quadro novo na sala do vizinho ao lado.

O documento ainda orienta sobre a detecção dos níveis de ruído e melhores práticas construtivas relacionadas ao trabalho de fabricantes, engenheiros, arquitetos na busca pela boa experiência do usuário. Pensando nisso, apresentamos algumas inovações propostas para minimizar os barulhos em edificações residenciais. Em muitos casos, a solução surgiu após um laudo de ruído que identificou a não compatibilidade com os padrões acústicos esperados para o ambiente.

Piso vinilíco

Já conhecido em ambientes comerciais, o piso vinilico tem se tornado uma opção para as áreas comerciais. Responsável pela diminuição da reverberação das ondas sonoras, o material atua como um isolante acústico entre os andares o que evita os incômods com o som dos sapatos e os barulhos das patas de animais.

Piso acústico

Também chamado de piso de cortiça, o piso acústico proporciona conforto térmico e acústico. Instalado entre o contrapiso e o piso, trata-se de um de um revestimento fabricado em cortiça de madeira. Disponível em vários tipos, é capz de atenuar ruídos em até 40% para os ambientes internos.

Paredes DryWall

Esqueleto de aço, miolos de gesso e face de papel cartão. Utilizado em muitas construções, as paredes de drywall podem ser utilizadas como revestimento em uma divisória já existente. Os miolos de gesso podem receber a companhia de lã mineral de vidro ou rocha. Uma escolha que irá depender da origem e dos níveis de ruídos detectados no local.

Janelas

Onde entra ar, entra som. Nas janelas, em especial qualquer decisão acústica significa uma modificação térmica. Para mantê-las fechadas talvez seja preciso fazer uso de uma ventilação artificial. Se for mesmo preciso fazer uso de uma janela especial a escolha deve estar centrada na composição entre sistema de abertura, material das esquadrias e o tipo de vidro. A melhor opção irá depender do custo e do local da instalação. Em linhas gerais, a janela com tipo de abertura maximim-air, feita em PVC com sanduíche duplo de vidro e com boa vedação é bastante requisitada para instalações residenciais.

Precisa de apoio?

A Multee trabalha com ótimos profissionais que estão a sua disposição para tirar qualquer dúvida sobre o assunto.

2017-08-24T14:07:04-03:00
× WhatsApp ! Converse comigo !