PGRSS – Plano de Gestão de Resíduos Serviço de Saúde
Plano de Gestão de Resíduos do Serviço de Saúde
O PGRSS um conjunto de procedimentos de gestão que visa o correto gerenciamento dos resíduos produzidos no estabelecimento de serviço de saúde.
Esses procedimentos devem ser, planejados e implementados a partir de bases científicas, técnicas, normativas e legais com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente, seguindo rigorosamente as legislações 12.305/2012, ANVISA RDC 306/04 e CONAMA 358/05. O PGRSS deve abranger todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos no manejo dos RSS.
O PGRSS é elaborado seguindo as Diretrizes da RDC/ANVISA nº 306 e Resolução CONAMA nº 358, Decretos, Leis e Normas Técnicas Aplicáveis.
O PGRSS é obrigatório para serviço de saúde humana ou animal, como hospitais, clinicas, dentistas, veterinários, estúdio de estética e tatuagens, ambulatórios, laboratórios, farmácias dentre outros.