O ambiente industrial mudou radicalmente nas décadas mais recentes com um maior nível de automação dos processos produtivos no ambiente de trabalho. No chão de fábrica, especialmente nas linhas de produção, o trabalhador fica permanentemente exposto a ruídos de alto volume, e mesmo com o uso constante deprotetores auriculares, é comum que os operários apresentem algum tipo de problema auditivo após anos de atividades exercidas em ambientes com condições insalubres. O controle da exposição do trabalhador através do uso do dosímetro de ruído no chão de fábrica foi a solução encontrada para identificar o nível dos ruídos a que o trabalhador fica submetido.
Com o aumento da linhas de produção completamente automatizadas, os funcionários podem supervisionar várias máquinas. Isto significa que se movem ao redor da estação de trabalho, variando a exposição ao ruído de uma forma muito mais intensa. Por isso, os dosímetros de ruído industriais desempenham um papel importante neste tipo de avaliação de ruído. Omedidor de nível de som, ou dosímetro, é um dispositivo portátil que permite a captação das medidas de nível do som no ouvido do operador com o instrumento apontando para a fonte de ruído. Ao repetir este exercício para todas as operações que um funcionário realiza durante o dia, é possível calcular sua exposição diária.
Atualmente, a indústria conta com uma série de modelos de dosímetros de ruído digitaiscapazes de medir o som com total precisão e segurança para o trabalhador, ajudando na identificação das fontes de ruídos com o intuito de planejar ações corretivas e preventivas, visando ao bem-estar do trabalhador.