Pericias de engenharia
Insônia, estresse, agressividade são só alguns problemas enfrentados por quem mora ou trabalha em um ambiente barulhento. O ruído emitido por indústrias, casas de show e canteiros de obras pode provocar alterações comportamentais severas, levando a perda de audição. Reconhecendo os riscos da poluição sonora, especialmente nos grandes centros urbanos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o legislativo brasileiro já determinaram padrões aceitáveis para o ouvido humano. Índices que podem ser avaliados por meio do chamado laudo de ruído. pericias de engenharia
Realizado por profissional especializado, o documento segue as diretrizes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NRB 10.151. A norma determina os procedimentos de avaliação sonora em ambientes abertos ou fechados, como aeroportos e indústrias, respectivamente. Por meio do decibelímetro, o operador deverá determinar os níveis de pressão sonora, observando os parâmetros definidos por tipo de área e período do dia. pericias de engenharia
Adequação – Pericias de engenharia
De acordo com a OMS, o ouvido humano aceita confortavelmente até 50 db (decibéis). Submetido a níveis superiores de ruído, o indivíduo sofre alterações orgânicas na tentativa de se adaptar ao ambiente, minimizando a qualidade de vida. É o que acontece quando não há tratamento acústico adequado para áreas como indústrias, casas noturnas, igrejas, casas de evento ou até residências.
No Laudo de ruído, as áreas são classificadas em seis níveis: sítios e fazendas, residencial urbana ou de hospitais e escolas, mista com predominância residencial, mista com vocação comercial e administrativa, mista com vocação recreacional ou predominantemente industrial. Cada uma delas possui um nível aceitável para os períodos diurnos e noturnos, que devem ser observados de acordo com os hábitos da população.
Independentemente do tipo de ambiente, o laudo de ruído deverá apresentar descritivo sobre a atividade da empresa ou edificação, horários de avaliação, mapa com a localização das medições, metodologia utilizada, base legal para enquadramentos e cópia dos certificados de calibração dos equipamentos utilizados. As informações serão necessárias para identificar se o ambiente está em conformidade com as normas estabelecidas.
Confira mais em nossa página de Laudo de Ruído quais os métodos e normas que se é utilizada para afazer essa implementações de enquadramentos da sua empresa ou do seu interesse privado.
Como gerir a poluição sonora
Combater a poluição sonora é responsabilidade da administração pública, de empresários e do cidadão em contato com geradores de ruídos. Todos devem agir de forma preventiva para promoção do bem comum. Ao governo, em especial, cabe o licenciamento ordenado do espaço urbano para equilibrar a geração de emprego e renda com a tranquilidade da vizinhança de prédios, supermercados e demais empreendimentos comerciais.
Com o mesmo objetivo, os gestores empresarias devem ficar atentos aos resultados de laudo de ruído para fazer as adequações necessárias. As alterações podem incluir adoção de medidas de isolamento acústico (portas, cortinas, carpetes), proteção para trabalhadores com uso de EPI (equipamento de proteção individual) e respeito aos normativos de funcionamento para viabilizar a tranquilidade de quem descansa nas proximidades. pericias de engenharia
Em casa, os cuidados se resume a evitar ambientes com muito barulho. Fechar janelas em locais de trânsito intenso, escutar música em volume médio para baixo, ficar longe de caixas acústicas em apresentações musicais são algumas das recomendações mais indicadas.
Precisa de apoio?
A Multee trabalha com ótimos profissionais que estão a sua disposição para tirar qualquer dúvida sobre o assunto.